Abertura da Base Área de Monte Real à aviação civil

A possibilidade de abrir a Base Área de Monte Real à aviação civil é uma discussão que já se faz há muitos ano, mas nesta altura faz sentido voltar à discussão pública.

Autarquias, empresários e instituições defendem esta solução, faltando apenas vontade política do governo, que prefere concentrar tudo nas áreas metropolitanas.

No centro de Portugal – existe uma forte dinâmica social, cultural, religiosa, académica e empresarial que é transversal a vários setores de atividade que vão desde a agricultura, à indústria, dos serviços, ao turismo, passando pela gastronomia. Esta dinâmica consolidada e ascendente só poderá ser acompanhada por investimento público na região, sendo fundamental o investimento nas infraestruturas de mobilidade como a aeroporto civil em Monte Real.

A utilização da Base Aérea de Monte Real permite maior fluidez a segmentos turísticos específicos que querem chegar a Portugal por razões muito específicas e que se encontram aqui, precisamente, nesta Região: Empresas, Património Cultural e Histórico e Património Natural.

Abrir a Base Área de Monte Real seria aproveitar um aeroporto que está praticamente todo construído. A partilha de infraestruturas existentes (pista, torre controle, hangar) permite reduzir o investimento a fazer. É uma decisão que melhor defende a racionalidade económica do investimento.

Em Portugal, os principais aeroportos, Porto e Lisboa, encontram-se a 300 km de distância. Na região Centro, falta uma infraestrutura de aviação civil que nos aproxime das principais cidades e capitais europeias na perspetiva dos diferentes segmentos de mercado que já aproveitamos, mas que assim poderíamos rentabilizar.

Por fim, destacar a importância deste projeto para coesão social, para a diminuição de assimetrias, para o equilíbrio territorial. Defender a abertura da Base Área de Monte Real à aviação civil não é apenas defender os interesses da Região Centro, é defender os interesses do País.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.