Tens 5 minutos? Então dá uma vista de olhos NISTO!

O motivo que me traz aqui hoje é um pouco diferente do habitual. Hoje não pretendo apenas divulgar a minha opinião, mas, essencialmente, tentar convencer-vos a (≠ de) algo: vamos ajudar alguém?

Não é mentira que não somos o país mais rico mundo. De facto, vivemos numa crise desde…bom, na verdade, desde que me lembro (memória que me impossibilita também de recordar o meu clube a ser campeão que, contudo, ao que tudo indica, observarei este ano). Contudo, e apesar de todos os circunstancialismos que podia descrever aqui, até somos um país de gente solidária.

A atual pandemia veio demonstrar-nos muitas coisas e, entre elas, vale a pena mencionar a principal: precisamos muito uns dos outros. As notícias que nos chegam diariamente são desastrosas, não só pelos terríveis números de doentes e de mortos pela COVID-19, mas também por inúmeras famílias que, para além de terem de lidar com a doença, estão a viver graves dificuldades económicas. Para além disto, encontramo-nos com um cenário bastante difícil nos hospitais, em que exigimos aos profissionais de saúde que sejam os nossos super-heróis há um ano, em turnos intermináveis e sujeitos a níveis stress inimagináveis.

É então tempo de cuidarmos uns dos outros, ajudarmos no que podemos- é tempo de empatia!

São inúmeros os projetos que surgem e os movimentos que se criam. Doam-se cabazes, confecionam-se refeições, doa-se tempo, idas ao supermercado e o próprio quarto de visitas.

Há umas semanas, a Estrutura Hospitalar de Contingência em Lisboa, localizada no Estádio Universitário da Universidade de Lisboa, fez um apelo de voluntários para ajudarem os profissionais de saúde. Pois bem, em menos de 48 horas receberam a resposta de mais de 1000 pessoas prontas a ajudar com a preparação de refeições e serviços administrativos.

Devido ao elevado número de voluntários, as inscrições encerraram e a organização deixou a seguinte mensagem: A generosidade e dádiva do tempo e competência que testemunhámos não podem deixar-nos indiferentes. Quando tudo parece impossível e o desânimo nos toca, este movimento de solidariedade surpreende. Temos a certeza que vamos conseguir, porque a taxa de crescimento da generosidade é maior que a de propagação do vírus.”

É incrível, não é? Então vamos lá ajudar também.

Deixo-vos alguns movimentos e associações, apenas como exemplo de centenas de projetos a que podem associar-se:

Computador Solidário (link) – Como todos sabemos nem todos os estudantes têm acesso a computador o que, numa altura de confinamento, com ensino à distância, tem consequências terríveis para estes alunos.

  • Muitos de nós temos aqueles computador a gozar da reforma aos 45, arrumados numa gaveta, a ocupar espaço e a ganhar pó. Desapega-te deles e ajuda quem mais precisa!
  • És um técnico informático? Ou, simplesmente, um conhecedor do tema? Esta iniciativa procura também doações de conhecimento!

Cama Solidária (link) – Através deste movimento procuram-se camas para os profissionais de saúde/todas as pessoas que, por algum motivo, precisam de aguardar junto dos hospitais, de forma a que consigam descansar. Ajuda estas pessoas e disponibiliza a tua caravana ou aquele quarto a mais que tens em casa!

Socorrer a Linha da Frente (link) – Trata-se de uma associação que procura ajudar os profissionais de saúde na linha da frente do combate contra a COVID-19, através da entrega de refeições, bebidas e bens de higiene pessoal nos hospitais. E de que forma podes ajudar?

  • Doações de bens, como por exemplo, água, cápsulas de café,
    bebidas hidratantes e isotónicas, snacks (barras, fruta, chocolates, bolachas), produtos higiene (champô, amaciador, gel de banho, creme hidratante para mãos, pasta de dentes), almofadas, mantas, etc;
  • Doações monetárias;
  • Torna-te voluntário!

Vizinho Amigo (link) – Consiste num movimento que tem como objetivo ajudar populações do grupo de risco nas suas compras diárias.

  • Torna-te voluntário!

Por último,

Fica em casa (link) e se tiveres que sair, tem todos os cuidados necessários-

Esta também é uma boa forma de contribuir!!

Este, definitivamente, era o tema mais útil que poderia trazer-vos hoje.

Obrigada pelos teus 4 minutos. Sobrou 1 minuto… utiliza-o, por exemplo, a carregar num dos links que deixei!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.